A IMPORTÂNCIA DE ESCOLHER A CULTIVAR IDEAL PARA CADA TALHÃO
Um dos primeiros passos para construir uma lavoura de alta performance é escolher corretamente a cultivar ou o grupo de cultivares a serem semeadas.
Antes de entrarmos no detalhe específico sobre cada talhão, precisamos entender o conceito de agricultura de precisão. O termo indica que deve haver o menor erro possível. Ou seja, é preciso considerar um manejo baseado na exatidão: taxas exatas de fertilidade, adubação e produtividade em cada pedaço de terra, não apenas em médias generalizadas.
Agricultura de precisão é enxergar e respeitar as heterogeneidades da lavoura e buscar alternativas para otimizá-las.
A gente sabe que é comum que agricultores façam a amostragem do solo. Logo, um resultado vale para todo talhão ou até para a propriedade inteira e, na colheita, diz-se que a propriedade produziu tantos sacos por hectare. Porém, essa agricultura pela média acaba escondendo muita coisa.
Buscando ter a maior assertividade na tomada de decisão, produtores podem contar com ferramentas que o auxiliem na análise de dados. Para identificar a cultivar ideal para cada talhão, é preciso ter algumas informações importantes: tipo de cultivo, se será sequeiro, irrigado ou uma área de várzea, e a produtividade média histórica do talhão.
A partir disso, é possível ter recomendações precisas para a área – como recomendação de população e época de semeadura ideal.
Conhecendo o ambiente produtivo e identificando exatamente as necessidades de cada talhão, a ideia básica é de que o agricultor possa inicialmente identificar as manchas de alta e de baixa produtividade dos atuais talhões e depois possa administrar essas diferenças.
Para que isso seja possível, é necessário um bom grau de automatização e essa automatização depende de tecnologias modernas. Os mapas de produtividade, por exemplo, são um dos melhores indicadores do conhecimento do ciclo das culturas. Com monitoramento é possível entender as manchas da lavoura e escolher a cultivar ideal para otimizar a produção.
Com a análise histórica dos dados dos talhões, conhecimento do ambiente produtivo e o posicionamento correto de cultivares, o produtor pode respeitar as heterogeneidades da propriedade e buscar alternativas para impulsionar a performance da lavoura.
Agora que você já entendeu a importância de escolher a cultivar ideal para cada talhão, conheça a ferramenta que ajuda você na tomada de decisão para sua lavoura. Conheça o Manejo Certo DONMARIO.
Manejo Certo DONMARIO faz parte do aplicativo Cropchain. Acesse agora a versão para computador:
Quer saber tudo sobre agricultura de precisão?
Baixe o e-book e saiba como ela pode ser útil na tomada de decisão da sua propriedade.